lêvedo - significado y definición. Qué es lêvedo
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:     

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es lêvedo - definición

ORGANISMOS UNICELULARES MICROSCÓPICOS DO REINO DOS FUNGOS
Levedo; Fermento; Leveduras; Fermento biológico; Levedo de cerveja; Fermento de padeiro; Lêvedo
  • Leveduras da espécie ''Saccharomyces cerevisiae''
  • Célule de levedura

lêvedo         
adj (lat vulg *levitu, de levare)
1 Fermentado.
2 Aumentado de volume, crescido, afofado (diz-se da massa fermentada)
sm Bot
1 Nome comum de fungos ascomicetes do gênero Saccharomyces, que atuam sobre as massas farinhosas, provocando fermentação que liberta ácido carbônico.
2 Qualquer cogumelo responsável pela fermentação alcoólica. Var: levedo.
Lêvedo         
adj.
Que se fermentou.
Que aumentou de volume, (falando-se da massa fermentada).
(Do rad. de levedar)
Levedura         
As leveduras são organismos unicelulares microscópicos, classificados no reino dos fungos, tal como os bolores e os cogumelos. São muito diversas entre si, podendo ser classificadas com base em características distintivas como a morfologia das colónias e a fisiologia das células.

Wikipedia

Levedura

As leveduras são organismos unicelulares microscópicos, classificados no reino dos fungos, tal como os bolores e os cogumelos. São muito diversas entre si, podendo ser classificadas com base em características distintivas como a morfologia das colónias e a fisiologia das células. As leveduras podem ser classificadas em dois filos - Ascomycota ou fungos sac, e Basidiomycota ou fungos superiores. As leveduras de gemulação, frequentemente usadas pelo homem na indústria alimentar, são conhecidas como "leveduras verdadeiras" e são classificadas no filo Ascomycota, na ordem Saccharomycetales.

A espécie mais comum é Saccharomyces cerevisiae, conhecida vulgarmente como levedura de padeiro ou da cerveja. Isto deve-se ao seu papel milenar na produção de pão e bebidas alcoólicas, devido à sua capacidade de realizar fermentação alcoólica, sintetizando etanol e dióxido de carbono, através do consumo de açúcares. O etanol é o álcool presente nas bebidas alcoólicas fermentadas, e o dióxido de carbono é o responsável pela gaseificação da cerveja e pela expansão da massa do pão. A produção de dióxido de carbono que faz levedar a massa do pão foi a razão do nome destes organismos, dado que a etimologia da palavra levedura tem origem no termo latino levare, que significa crescer ou fazer crescer.